Os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios aprovaram, durante o 38º CONREP da Fentect, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 e reforçaram o calendário de mobilização, que prevê deflagração de greve nacional por tempo indeterminado caso a Empresa não recue nos ataques. A assembleia geral do Sintect-DF, marcada para 7 de julho, será decisiva para aprovação da pauta e deflagração da greve.
Realizado entre 25 e 27 de junho, na sede da CONTAG, no Núcleo Bandeirante (DF), o encontro reuniu representantes de todo o país sob o tema “Correios Públicos, Brasil Forte, Direitos Garantidos, Trabalhadores Respeitados”. Nas plenárias, foram analisadas a conjuntura nacional, a situação dos Correios e a organização da categoria, com foco na preparação da campanha salarial.
No eixos da Campanha Salarial estão, Não a reestruturação dos Correios, a roteirização, os SDDs, o fechamento de agências e CDDs, fim da retirada do adicional de quebra de caixa e do AAG dos atendentes, a revogação do PCS 2026, não a jornada 12×36 e da escala 6×1 e pelo fim das transferências unilaterais e alterações de jornada.
Na área da saúde, a defesa é pela volta do Correios Saúde com autogestão. A categoria cobra ainda concurso público para atendentes, OTTs e motoristas, o fim das terceirizações e a desistência da ação dos Correios no STF contra o dissídio de greve 2025/2026.
A proposta econômica definida no CONREP prevê reajuste salarial de 5% + INPC+ R$ 300 linear, vale alimentação/refeição de R$ 70,00, vale cesta de R$ 600, 00 e adicional de complexidade de 30% para atendentes.
A assembleia do Sintect-DF será 7 de julho, às 19h, em frente ao Edifício Sede dos Correios. Serão discutidos a aprovação da pauta de reivindicações e a deflagração de greve nacional, conforme o calendário unificado. A direção do Sindicato reforça que a participação de todos é essencial diante da gravidade dos ataques e da necessidade de organização para defender os Correios públicos e os direitos da categoria. Compareça!
CALENDÁRIO DE LUTAS DA CAMPANHA SALARIAL 2026
➢ 29/06 a 03/07 – Sistematização da pauta de reivindicações
➢ 07/07 – Assembleia de aprovação da pauta e deflagração de greve nacional, por tempo indeterminado
➢ 09/07 – Instalação do Comando de Negociação e entrega da Pauta aos Correios
➢ 13/07 – Início das negociações da Campanha Salarial
➢ 28/07 a 30/07 – Assembleias de avaliação da Campanha Salarial
➢ 18/08 a 20/08 – Assembleias da Campanha Salarial
➢ 26/08 a 27/08 – CONSIN
➢ 08/09 a 10/09 – Assembleia de aprovação do indicativo de greve
➢ 15/09 – DEFLAGRAÇÃO DE GREVE
EIXOS DA CAMPANHA SALARIAL 2026
➢ Não à reestruturação
➢ Suspensão da Roteirização e dos SDD’s
➢ Não ao fechamento de Agências e CDD’s – reabertura imediata das unidades que foram fechadas
➢ Não à retirada do Quebra de Caixa e ao AAG
➢ Revogação do PCS 2026
➢ Não à jornada 12 x 36 e fim da escala 6 x 1
➢ Fim das transferências unilaterais e alterações nas jornadas de trabalho
➢ Pela volta do Correios Saúde – auto gestão
➢ Contratação Já e concurso público para Atendentes, OTT’s e Motorista
➢ Fim das terceirizações e pelo retorno dos cargos de OTT e MOTORISTAS
➢ Desistência da ação impetrada pelos Correios no STF contra o Dissídio de Greve 2025/2026
➢ Correios Público e de Qualidade, custeado pelo Governo Federal
PROPOSTA ECONÔMICA PARA A CAMPANHA SALARIAL 2026
➢ Reajuste Salarial de 5% + INPC + R$ 300,00, linear
➢ Vale Alimentação/Refeição de R$ 70,00
➢ Vale Alimentação/Refeição de 600,00
➢ Adicional de complexidade de 30% para atendentes

