Trabalhadores dos Correios em greve promovem grande ato contra a privatização das empresas públicas

O SINTECT-DF, hoje (3), foi anfitrião do Ato Nacional em Defesa das Empresas Públicas, em Brasília. A manhã desta terça-feira começou com a assembleia do sindicato, que votou pela continuidade da greve e mostrou a resistência dos trabalhadores dos Correios. Quase mil ecetistas ocuparam a frente do edifício sede da estatal e as ruas da Esplanada dos Ministérios para protestar contra o desmonte dos Correios, a privatização da empresa e a retirada de direitos dos trabalhadores, que a ECT tem proposto desde o início das negociações da campanha salarial.

Os deputados federais Érika Kokay (PT-DF) e Vicentinho (PT-SP), participaram do ato prestando solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores, e declararam a categoria como vanguardas da classe trabalhadora.

O ato teve passeata até o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde foi encerrado no fim da tarde. Na porta do ministério os ecetistas fizeram o enterro simbólico da política de desmonte das empresas públicas e da política de retirada de direitos da classe trabalhadora, que vem sendo implementada pelo atual governo golpista. Na tampa do caixão estavam as fotos do presidente da empresa, Guilherme Campos, o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Heli Siqueira, e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab. Os trabalhadores também entregaram carta aberta à população, para esclarecer as consequências da privatização do patrimônio nacional.

“Foi um ato grandioso que entrou para a nossa história. Um ato de resistência e de demonstraçao de força da categoria, que está de parabéns por ter a coragem de continuar na luta mesmo diante dos ataques promovidos pela direção dos correios. Parabéns aos nossos guerreiros e guerreiras”, disse a presidente do sindicato, Amanda Corcino.

Mediação TST

Amanhã é o dia da audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcada para às 16 horas. O Sintect/DF convida os trabalhadores a comparecerem em frente ao tribunal para acompanhar as informações e demonstrar, o interesse da categoria pelo tema.

*Nova assembleia 05/09*

O SINTECT-DF fará nova assembleia na quinta-feira (5), às 15 horas, em frente ao edifício sede dos Correios. O sindicato reforça a necessidade de manter a mobilização e a participação nas atividades. O evento de hoje foi somente uma amostra do poder união dos trabalhadores. Se cada funcionário tivesse a consciência da importância de sua participação na greve, o acordo coletivo já estaria aprovado com nossos direitos preservados.