SINTECT/DF repudia decisão da ECT pela judicialização do plano de saúde

O SINTECT/DF informa que a ECT resolveu dar fim ao processo de mediação do plano de saúde da categoria, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), partindo para a judicialização do caso. Conforme explicação da assessoria jurídica da FENTECT, como o processo se tratava de uma tentativa de acordo entre as partes interessadas, qualquer um dos envolvidos poderia solicitar o encerramento. No entanto, vale destacar que a Cláusula 28, referente ao plano, será mantida de acordo com o ACT 2016-17, como foi aprovado no acordo deste ano.

Essa postura da empresa reflete, novamente, a intransigência da direção dos Correios com as vidas dos próprios trabalhadores e os dependentes. Sem finalizar devidamente as negociações com a categoria, a ECT demonstra o único interesse, que é fazer com os empregados paguem a conta do déficit argumentado pela empresa.

Nesse período, assim que o TST apresentou a última proposta à categoria, a FENTECT tentou negociar e esclarecer pontos duvidosos do texto, o que não foi devidamente atendido. Além disso, a assessoria jurídica havia solicitado a extensão do prazo para análise e, somente então, a proposta seria encaminhada às assembleias dos sindicatos.

Com os salários mais baixos entre as estatais e empresas públicas do País, mal os trabalhadores têm o suficiente para arcar com as despesas diárias de suas famílias, agora, a ECT quer aumentar a contribuição do empregado e retirar os pais da lista de dependentes, para economizar em cima da saúde do trabalhador.

Por isso, é preciso que a categoria permaneça atenta às próximas informações do sindicato e participe das mobilizações do SINTECT/DF, para defendermos nosso plano de saúde. As devidas providências, em relação à judicialização, serão tomadas pelo jurídico da FENTECT. Cabe aos trabalhadores, agora, a resistência e a participação maciça na luta.

Clique e saiba mais:

0 – Inicial – Dissídio Revisional – Cl 28 – ACT 2017-2018 – Versão Final – assinado

0001 (5)

0002 (2)